A bullu nasceu na ideia de oferecer qualidade de vida! Mas o que é qualidade de vida? Apesar de ser um conceito difícil de explicar, a maioria das pessoas percebe intuitivamente o que é qualidade de vida. Ou seja, embora o significado de qualidade de vida não seja, por vezes, óbvio para algumas pessoas, a sua noção é clara para toda as pessoas. A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”. De facto, esta noção de qualidade de vida vai de encontro aos principais fatores que a influenciam, que são a saúde, o trabalho e o meio ambiente.
Mas afinal, o que é ter qualidade de vida? Se a resposta a esta questão é importante, certamente aquilo que todos procuramos e que iremos abordar ao longo deste artigo será a pergunta fulcral: Qualidade de vida é ser feliz com o que temos! Porém, a desiqualdade do mundo, tem feito com que muitas pessoas busquem alternativas injustas, e tudo que é injusto vai contra o seu próximo, vai contra o nosso meio ambiente. Por exemplo, é muito bom sonhar e consquistar os nossos objetivos materiais, porém, a dificuldade da realidade de muitas pessoas impossibilita o seu sonho de ser alcançado facilmente... Mais, sabemos que as conquistas não são fáceis, e precisa de muita dedicação e estudo!
Sim, o conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De facto, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, e comecemos por ver o que significa qualidade de vida, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que diz que o conceito de qualidade de vida está diretamente associado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos, nomeadamente, a capacidade funcional, o nível socio-económico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades física diárias e o ambiente em que se vive.
Para a OMS, a definição de qualidade de vida é a “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações”. Trata-se de uma definição que contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao respetivo meio na avaliação subjectiva da qualidade de vida individual. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”. Claro, não devemos confundir qualidade de vida com padrão de vida. Muitas pessoas têm uma errada noção de qualidade de vida, confundindo os termos. Padrão de vida é uma medida que calcula a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
Qualidade de vida e saúde são termos indissociáveis. A Qualidade de vida surge, de tal forma, associada à saúde que muitos autores não as distinguem uma da outra. Para eles saúde e qualidade de vida são a mesma coisa. De facto, a saúde não é o único fator que influencia a nossa qualidade de vida, contudo ela tem uma importância fulcral. Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Mas não significa apenas saúde física e mental, mas sim que essas pessoas estejam de bem não só com elas próprias, mas também com a vida, com as pessoas que as cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em harmonia com vários factores, como respeitar o que naturalmente em sua volta, coisas simples que o dinheiro não pode comprar.
No que diz respeito à saúde, a qualidade de vida é, muitas vezes, considerada em termos de como ela pode ser afetada de forma negativa, ou seja, a ocorrência de uma doença debilitante que não constitui risco de vida, uma doença que constitui risco de vida, o declínio natural da saúde de uma pessoa idosa, o declínio mental, processos de doenças crónicas, etc. Todas estas situações são castradoras da nossa qualidade de vida.
Neste sentido, uma vida saudável tem um profundo impacto na qualidade de vida das pessoas! E essa é a nossa missão, oferecer produtos sem conservantes, 100% naturais, ricos em vitaminas, proteinas e minerais (retirados das frutas e plantas) que oferecem saúde e qualidade de vida.
Pois não é preciso ter muito para ser feliz, basta valorizar a sua existência...
E pode contar com a bullu para ir muito mais longe e, conquistar novos horizontes!